Gestão de capitais

Capital humano

O modelo de gestão de pessoas adotado pela MAPFRE Brasil é focado na valorização e no desenvolvimento dos colaboradores, com a manutenção de um ambiente de trabalho motivador, saudável, com igualdade de oportunidades e sem discriminação.

Além de investir na formação constante atualização de sua equipe, a Empresa promove uma gestão participativa, por meio da qual as habilidades e potencialidades dos colaboradores são estimuladas e reconhecidas, garantindo crescimento profissional, segurança, bem-estar e qualidade de vida.

PERFIL DOS COLABORADORES

A MAPFRE Brasil encerrou 2017 com um total de 6.237 colaboradores, o que representa uma redução de 10% em relação ao ano anterior. A redução decorre da conquista de maior eficiência operacional e da readequação do volume de colaboradores, em razão das vendas observadas. Por outro lado, a representatividade por gênero e faixa etária se manteve estável no ano.

Todos os colaboradores celetistas (registrados de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) estão cobertos pelas convenções coletivas de suas respectivas categorias, sendo a maioria regida pelo Sindicato dos Securitários e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel).

TOTAL DE COLABORADORES

TIPO DE CONTRATO E EMPREGO

CATEGORIA FUNCIONAL

1 gerentes e superintendentes. 2 especialistas, analistas, assessores, secretárias, técnicos, advogados, peritos e subscritores. 3 assistentes, coordenadores, atuários, consultores e estagiários.

LICENÇA MATERNIDADE E PATERNIDADE

A Empresa trabalha com a boa prática do benefício de licença maternidade estendido, com um total de 6 meses de afastamento da colaboradora. Por este motivo, a taxa de retorno das mães é reportada em 51%, pois muitas mulheres que saem em um ano regressam apenas no ano seguinte para a empresa. Além disso, por meio do GRUPO, participa do programa Empresa Cidadã e assina os WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres, que tem como compromisso garantir saúde, segurança e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores.

Taxa de Retorno

Taxa de Retenção

FORMAÇÃO E TREINAMENTO

A MAPFRE Brasil investe continuamente na capacitação de seus colaboradores, promovendo ações de treinamento, formação e qualificação (por meio de atividades presenciais, online à distância e no local de trabalho), capacitando-os para o desempenho de suas atividades, além de prepará-los para assumirem novas posições.

Em 2017, foram destinados R$ 5,13 milhões para a realização de treinamentos presenciais e online, o que resultou em um total de 247,3 mil horas de capacitação interna, o que representa 40 horas de treinamento por colaborador e uma diminuição de 30% em relação a 2016 (352,5 mil horas).

Horas de Treinamento

O grande desafio dos treinamentos promovidos durante o ano foi desenvolver novas competências exigidas pela transformação digital (um dos focos de atuação da MAPFRE em 2017), além das necessidades de adaptação ao cenário de incertezas com o desafio de produzir mais com menos recursos.

A estratégia adotada foi compartilhar as responsabilidades com o time, criando uma cultura de protagonismo, investindo em desenvolvimento e promovendo ações de qualidade de vida. Tudo isso em um ambiente pautado por transparência, respeito e reconhecimento.

Entre os treinamentos realizados pela Universidade Corporativa, que totalizaram 247,3 mil horas no ano, um dos destaques foi o programa Sentindo na Pele, que busca sensibilizar e engajar as pessoas para a cultura de excelência no atendimento. Nele, duas turmas com 34 colaboradores puderam vivenciar como os processos das suas áreas impactam no atendimento ao cliente externo.

  • Cursos e-learning

    Durante o ano, 228 colaboradores foram formados por meio de cursos online para compreender como ocorre o processo de inovação na Empresa e como identificar os pilares da inovação diante de uma ideia, entendendo os desafios para descobrir novas fontes de geração de valor e relacioná-las com as necessidades do mercado atual.

  • Cursos presenciais

    Misto entre treinamento e práticas de desenvolvimento e fomento a uma forma de pensamento inovador pela abordagem do Design Thinking, os encontros presenciais realizados durante o ano contaram com a participação de 79 colaboradores de diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de conceitos e a experimentação de processos por meio de técnicas e ferramentas de inovação.

  • Inovagentes

    Em 2017, foi formada a 3ª turma do programa de inovação, totalizando 55 InovAgentes que foram formados para promoverem ações e projetos inovadores. Ao todo, aconteceram 10 encontros presenciais e 10 sessões de mentoria, que resultaram em 20 proposições inovadoras e incrementais voltadas para os desafios de cada diretoria.

ACADEMIA DE SUSTENTABILIDADE

Por meio da Academia de Sustentabilidade, a MAPFRE Brasil promove encontros técnicos que disseminam conhecimento e informações para os stakeholders, fortalecendo o seu papel como indutora de boas práticas de gerenciamento de riscos ASG na cadeia de valor.

Em 2017, 3.826 profissionais (entre colaboradores e parceiros de negócio) foram formados em temas relevantes de sustentabilidade para a perenidade e inovação dos negócios, com destaque para os seguintes encontros:

  • Workshop – Sustentabilidade na área de Sinistros para a DG Riscos de Pessoas.

  • Treinamento em temas críticos ASG para peritos da DG Rural e Habitacional.

  • Workshop ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), em parceria com a DG RH.

  • Cursos à Distância em parceria com o Sebrae-SP e a DG Automóvel, para endereçar temas relevantes da cadeia de valor (Controle de Gastos na Prestação de Serviços; Oficinas de Funilaria e Pintura Sustentáveis; Qualidade no Atendimento - Oficina de Reparação Automotiva

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A diversidade é um tema estratégico para a MAPFRE Brasil, que conta com a Política Corporativa de Respeito e Valorização da Diversidade, criada para formalizar as diretrizes e princípios básicos para promoção de um ambiente que valorize a diversidade e garanta oportunidades iguais para todos.

Desde 2015, a Empresa mantém o Conselho de Diversidade, formado por seis pilares de atuação: Pessoas com Deficiência, Gênero, Gerações, Raças/Etnias, LGBT e Socioeconômico (voluntariado). Cada pilar conta com um executivo, como patrocinador, e líderes, que são responsáveis por disseminar o tema na organização.

Nos últimos três anos, não foram registrados casos de discriminação. Em 2017, foi feito um mapeamento de 12 casos de assédio moral/sexual, que foram tratados individualmente com acompanhamento e parecer jurídico. Nos anos anteriores, houve cinco (2016) e sete casos (2015) da mesma natureza, todos tratados sob a mesma premissa. Avalia-se que o aumento no registro de casos aconteceu pela atuação da Consultoria de RH e da Diretoria Jurídica perante o Conselho de Diversidade, trabalhando questões relacionadas à temática durante o ano, além do reforço da divulgação dos canais de denúncia e do POP nos meios de comunicação corporativo, que geraram maior conscientização dos colaboradores sobre os assédios e as formas existentes para encaminhar internamente as ocorrências. A Empresa também trabalhou o tema em palestra específica para gestores ao longo do ano.

Em relação à diversidade de gênero, a MAPFRE BRASIL teve importantes avanços em 2017:

  • No Plano de Sustentabilidade 2018- 2020 foi estabelecido um cronograma de metas para mulheres em cargos gerenciais.

  • Acompanhamento do número de mulheres matriculadas em cursos de liderança e o número de mulheres participantes que completaram cada curso, com a intenção de atingir 50% dos cargos ocupados por mulheres.

  • Programa de mentoring para o desenvolvimento profissional de mulheres em cargos gerenciais.

  • Monitoramento de indicadores do número de mulheres por cargo/área, além de indicadores de treinamento, promoção e pós-gravidez.

GESTÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Programa CUIDAR: mantido pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, oferece apoio a colaboradores e dependentes em tratamento oncológico. Em 2017 foram realizados 12 encontros, que discutiram questões relacionadas ao tratamento do câncer (como esperança e expectativas), fator de segurança anestesia, gincana sobre o câncer, apoio emocional durante o tratamento, dor, cuidados paliativos, entre outros.

Outubro Rosa: durante o mês de outubro foram divulgados quatro boletins informativos sobre a saúde das mulheres, com atenção do mastologista na área da Saúde e isenção de coparticipação.

Novembro Azul: durante o mês de novembro foram divulgadas duas notícias sobre a saúde do homem, além do atendimento do urologista na área da Saúde com isenção de coparticipação. Os colaboradores que passaram pelo urologista ganharam atenção com o barbeiro para corte de cabelo e barba.

Mapeamento de Saúde: aplicação do questionário de saúde e estilo de vida para identificar os riscos dos colaboradores.

Espaço Saúde: em funcionamento dentro da sede do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, conta com uma média de 400 atendimentos por mês (via plano de saúde MAPFRE), com especialistas de diversas áreas: psicologia, fisioterapia, nutrição, mastologia, endocrinologia, ginecologia, urologia, dermatologia e laboratório para coleta de exames. Além disso, oferece serviços de quick massage e aulas de pilates (sem subsídios por parte da empresa), como forma de incentivar o autocuidado entre os colaboradores.

Na MAPFRE, foram realizadas 3.812 consultas médicas, 12.198 atendimentos com psicólogos (presencial e por telefone) a colaboradores e 754 a familiares, além de 981 atendimentos com foco em orientação nutricional dos colaboradores.

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