Gestão de capitais

Capital intelectual

INOVAÇÃO

A inovação faz parte dos objetivos estratégicos e da proposta de valor da MAPFRE Brasil, que procura adotar uma postura de vanguarda, se antecipando às constantes mudanças tecnológicas e da sociedade para criar processos, produtos e serviços diferenciados e adaptados ao perfil e às necessidades dos clientes.

Desde sua criação, a Empresa adota a inovação como conceito macro, que permeia as análises e tomadas de decisão. Esse posicionamento se inicia a partir da observação, pesquisa e análise crítica da sociedade e sua forma de consumo, bem como do ambiente de negócios.

Na prática, trata-se de uma metodologia que envolve pesquisas externas, insumos internos (ideias e sugestões de colaboradores, clientes, fornecedores e distribuidores) e regras para implantação, para que o tema seja tratado de forma descentralizada, como um modo de pensar e trabalhar de todos os colaboradores.

Para fortalecer ainda mais essa cultura no ambiente interno, a MAPFRE Brasil, seguindo um posicionamento já adotado pelo GRUPO, criou o Núcleo de Inovação, formado por uma equipe multidisciplinar que tem a função de disseminar a cultura de inovação entre os colaboradores.

CREATIVE DAYS

Para a MAPFRE Brasil, inovar é contribuir para o desenvolvimento de novos negócios sustentáveis para a empresa e seus parceiros. Nas oficinas de Creative Days, o objetivo é definir oportunidades de sinergia e de geração de valor entre os negócios.

Ao longo de 2017, foram promovidos diversos workshops com clientes, equipes internas e parceiros de negócios, utilizando ferramentas como Mapa de Empatia, Jornadas do Cliente, Canvas de Modelos de Negócios e Proposta de Valor.

INOVAGENTES

O programa InovAgentes é uma iniciativa criada no Brasil com o objetivo de estimular e capacitar os colaboradores a apresentarem ações de inovação em suas respectivas áreas e que, devido à sua relevância, foi disseminado para todas as empresas da MAPFRE no mundo.

Com foco na aplicabilidade prática da abordagem de inovação adotada pela Empresa, o programa InovAgentes visa ao desenvolvimento de competências para que os colaboradores tenham condições de apresentar suas propostas de inovação, sempre orientados por desafios reais que resultem em valor para o negócio.

Os InovAgentes simbolizam a cultura de inovação e, sendo responsáveis pela disseminação do tema dentro da Empresa, apoiam a disseminação da cultura e do pensamento inovador.

Com a conclusão da 3ª turma em 2017, a MAPFRE Brasil encerrou o ano com 55 InovAgentes capacitados. Durante o ano, foi realizada ainda uma pesquisa para avaliar o grau de continuidade e engajamento dos participantes: das 20 proposições, seis foram implantadas já em 2017, quatro estão em fase de ideação, cinco em prototipagem e seis estão prontas para serem lançadas.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A inovação (de processos, produtos e serviços) é fundamental para que a indústria seguradora possa aperfeiçoar seus processos de prevenção e mitigação de riscos, seja em relação a questões regulatórias (a partir do desenvolvimento de novas habilidades e formas de atuação) ou ao crescimento do uso de tecnologias digitais pela população (com a concepção de novas ferramentas, produtos e serviços que dialoguem com esse novo contexto digital).

Para se adaptar a esse novo cenário, a MAPFRE Brasil incluiu a Cultura Digital como um dos drives estratégicos do negócio para os próximos anos, com foco na seguinte proposta de valor: oferecer, de forma descomplicada e inovadora, um seguro fácil, útil e ao alcance do cliente, mantendo uma relação transparente, atenciosa e de confiança, para que ele decida quando e como utilizar.

Em linha com esse posicionamento, a Empresa procura alavancar, cada vez mais, a presença de suas marcas nos canais digitais, provendo soluções inovadoras e alinhadas às demandas, interesses e necessidades dos clientes e da sociedade como um todo.

Em 2017, esse movimento foi mais expressivo no segmento de Automóvel, com o lançamento de serviços como kit digital Auto, vendas via mobile e vistoria mobile para prestadores de serviço. Outra novidade foi o Seguro de Responsabilidade Civil (RC) para Drones, desenvolvido para o segmento de Grandes Riscos, com coberturas de danos causados a terceiros no solo e danos ao equipamento, cuja apólice foi adaptada aos padrões da ANAC e comercializada no canal corretor.

INSURTECH BRASIL

Atenta aos movimentos do mercado, a Empresa patrocinou o primeiro evento Insurtech Brasil, que reuniu investidores, especialistas, profissionais e empresas do setor para debater temas a favor do crescimento dos negócios, com as seguradoras como agentes de transformação, desafios regulatórios para inovar, tendências, fomento às Insurtechs, novos modelos de marketplace e engajamento, revolução nos pagamentos e apresentação de cases de sucesso.


Na área de Marketing, foram utilizadas ferramentas digitais e de performance para criação de banco de dados que capta o comportamento digital do consumidor. Em Investimentos, foi desenvolvido um aplicativo e plataforma de movimentações online, possibilitando aos clientes a eliminação do papel físico no registro dos pedidos de movimentação financeira nos fundos de investimentos, com previsão de lançamento para 2018.

topo