Gestão de capitais

CAPITAL SOCIAL E DE RELACIONAMENTO

CANAIS DE RELACIONAMENTOS COM OS STAKEHOLDERS

Estratégicos
Grupo de Interesse Compromissos da MAPFRE Brasil Canais de Relacionamento
Colaboradores
  • Promover o desenvolvimento profissonal e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho.
  • Garantir a formação para o adequado desenvolvimento de suas funções profissonais.
  • Manter uma remuneração justa em função do cargo e desempenho.
  • Proporcionar um ambiente de trabalho estável e seguro, evitando qualquer forma de perseguição, abuso ou discriminação por questões ideológicas, opiniões, crença, sexo, orientação sexual, raça, condição ou capacidade.
  • Escutar e manter um canal de diálogo permanente.
  • Ser transparente e informar sobre os aspectos relevantes do desenvolvimento do negócio.
  • Intranet
  • Newsletter
  • Pesquisa de clima (GPTW)
  • Caixa de sugestões
  • Reuniões presenciais
  • Academia de Sustentabilidade
  • Programa de Ouvidoria e Papo (POP)
  • Canal de Denúncia de Fraude e Ouvidoria
Fornecedores
  • Escutar e manter um canal de diálogo permanente.
  • Ser transparente e informar adequadamente sobre os processos de seleção e sobre as questões da MAPFRE Brasil que puderem afetá-los.
  • Respeitar e garantir o cumprimento das condições combinadas e acordadas em contrato.
  • Manter relações de confiança com todos os fornecedores.
  • Plataformas web
  • Portais específicos
  • Plataformas telefônicas próprias
  • Boletins e revistas específicas
  • Redes sociais
  • Reuniões e convenções
  • Academia de Sustentabilidade
Clientes e Segurados
  • Inovar de forma permanente em produtos de seguro e em serviços de prevenção e assistências que agreguem valor.
  • Prestar um serviço acessível e de qualidade no prazo acordado.
  • Garantir a confidencialidade de dados
  • Resolver as reclamações, utilizando as formas estabelecidas para isso, no prazo mais breve possível.
  • Escutar e dialogar, disponibilizando os canais adequados.
  • Rede própria de distribuição, formada por escritórios e sucursais
  • Canais affinities
  • Call center
  • Portal MAPFRE
  • Fale Conosco
  • Newsletters
  • Sessão de queixas e reclamações no site
  • E-mail mkt
  • Redes sociais
  • Publicidade
Corretores e parceiros de negócio
  • Manter um canal de diálogo permanente.
  • Estabelecer relações honestas e construtivas.
  • Portal MAPFRE
  • Newsletter
  • Planos de treinamento
  • Plataforma online
  • Folhetos comerciais
  • Revistas especializadas
  • Programas de formação e capacitação
  • Reuniões comerciais
  • Redes sociais
  • Academia de Sustentabilidade
Comunidade e sociedade
  • Manter um canal de diálogo permanente.
  • Estabelecer relações honestas e construtivas.
  • Portal MAPFRE
  • Portal Fundación MAPFRE
  • Redes sociais
NECESSÁRIOS
Governo
  • Estabelecer relações honestas e construtivas.
  • Direto ou por meio de associações empresariais, locais e internacionais
Instituições reguladoras
  • Fortalecer a relação com o poder público para o desenvolvimento conjunto de programas e a formação de iniciativas com impacto positivo em relação ao desenvolvimento sustentável.
  • Participação em reuniões de entidades de classe e estudos setoriais
Acionistas
  • Mantar práticas de governança corporativa baseadas na transparência e na confiança mútua.
  • Respeitar as regras do livre mercado e da livre concorrência.
  • Rejeitar qualquer prática irregular para obter vantagens empresariais.
  • Manter canais de comunicação e diálogo baseados na transparência.
  • Conselho de Adminidtração
  • Comitês executivos
  • Reuniões presenciais e apresentações por meio de teleconferências
Mídia
  • Manter canais de comunicação e diálogo baseados na transparência e no compromisso com a veracidade das informações.
  • Releases
  • Portal MAPFRE
  • Redes sociais

PRODUTOS E SERVIÇOS COM CRITÉRIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

A MAPFRE Brasil conta com uma ampla linha de produtos e serviços que se caracterizam pelos benefícios socioambientais oferecidos aos clientes. Confira, a seguir, os principais produtos com esses diferenciais.

  • Seguro Prestamista Rural

    Para o ramo de agronegócios, foi lançado um seguro Prestamista Rural para o canal corretor, com cobertura de morte natural vinculado aos créditos rurais. É vinculado aos negócios provenientes de canais alternativos, como, por exemplo, cooperativas e revendas de insumos.

  • BB Seguro Vida Agricultura e Familiar

    Seguro para os clientes de operações de crédito rural de programas da Agricultura Familiar que garante a liquidação no Banco do Brasil em caso de morte natural ou acidental do segurado. E, se houver saldo remanescente do ontrato para o valor do seguro, ele será pago ao cônjuge ou, na sua falta, aos herdeiros legais. Além disso, a indenização do seguro proporciona um extra de R$ 600,00 por proposta contratada. É a maneira mais simples e mais fácil de continuar o trabalho no campo e garantir a tranquilidade das famílias.

  • BB Microsseguro Proteção Individual

    Condições acessíveis com vantagens e benefícios, como cobertura para morte acidental, garantia de reembolso para o funeral do segurado, além de cobertura especial, como “pagar por dia de hospitalização por acidente”, com o pagamento feito diretamente ao segurado.

  • Seguro Amparo Familiar

    Como cobertura principal, o segurado pode escolher o auxílio-funeral no valor de R$ 3 mil, R$ 5 mil ou R$ 8 mil. Esta cobertura pode ser individual ou para o titular e filhos. As duas opções de seguro oferecem os seguintes benefícios: (a) ajuda alimentar (R$ 3.000,00) distribuída para o beneficiário ou ao longo de um ano; (b) transferência do corpo (R$ 5.000,00), ou (c) transporte da família (R$ 5.000,00).

  • Programa Conta Protegida Telefônica

    Seguro de proteção financeira com coberturas para quitação de contas de telefone em caso de desemprego, invalidez, etc.

  • Programa Crediamigo de Microcrédito

    Destinado aos clientes do Programa Crediamigo de Microcrédito, com coberturas para morte e assistência funeral, além de quatro sorteios mensais pela loteria com a Capitalização.

  • Vida Protegida e Premiada

    Combina a proteção da saúde do segurado e de sua família com sorteios mensais. Comercializado pela MAPFRE em parceria com as Casas Bahia.

  • Agroamigo

    Seguro popular destinado a microemprendedores de setores formais ou informais da economia, alocados em zona rural.

  • BB Seguro Vida Completo, BB Seguro Vida Estilo, BB Seguro Vida Mulher Mais

    Destinados a clientes de 18 a 70 anos, disponíveis em três planos diferentes, com coberturas tradicionais e de utilização em vida. Suas principais vantagens são as assistências e sorteios mensais realizados pela loteria federal.

  • PME Capital Global

    Solução de seguros destinado a pequenas e médias empresas que, além de dispor de coberturas e serviços diferenciados, simplifica o processo de cotação, contratação e movimentação de vidas, incluindo funcionalidades de autosserviço para o corretor e a empresa estipulante, passando a ser um processo totalmente automático.

  • Remoção de Destroços

    Possui cobertura gratuita para remoção de destroços (casco), sendo 5% da IS da cobertura básica (limitado a R$ 30.000,00).

  • Seguro Floresta

    Destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento, indústrias de papel e celulose, cooperativas e associações do ramo. Protege plantações de eucalipto, pinus, seringueiras e outras espécies com finalidades comerciais.

  • Seguro Floresta ABC

    Destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento, indústrias de papel e celulose, cooperativas e associações do ramo. Protege plantações de eucalipto, pinus, seringueiras e outras espécies com finalidades comerciais. Possui diferenciação na linha de crédito do Banco do Brasil.

  • Garantia estendida de eletroeletrônicos

    Logística reversa para eletroeletrônicos danificados, segurados com Garantia Estendida/ Troca Certa.

  • Kit digital auto

    Na contratação do seguro de automóvel, o cliente pode optar por receber os documentos e informações por meio digital, via SMS ou aplicativo, evitando a impressão e postagem.

COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Para reforçar o seu compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável, a MAPFRE Brasil segue os princípios, pactos, diretrizes e acordos nacionais e internacionais dos quais é signatária.

  • COP 21/Paris Pledge for Action (ou Manifesto de Paris pela Ação) – Integra a lista de empresas que assinaram o compromisso que visa à redução das emissões de carbono para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento sustentável.

  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) – Signatária desde 2012, a Empresa passou a integrar em 2015 o conselho mundial do PSI, criado para nortear as práticas sustentáveis entre o setor de seguros e fornecer diretrizes globais para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de gerenciamento de riscos, integrando os aspectos ASG. Em 2017, acompanhou os fóruns e participou dos engajamentos promovidos.

  • Pacto Global – Signatária desde 2008 dessa iniciativa desenvolvida pela ONU para mobilizar empresas a adotar princípios relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, a MAPFRE Brasil presta contas de seus avanços e atividades realizadas no nível Advanced, que corresponde à qualificação máxima oferecida pelas Nações Unidas.

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – As ações apoiadas e/ou promovidas pela Empresa buscam contribuir para este compromisso universal, criados em substituição aos Objetivos do Milênio. Em 2017, foi realizado um workshop com o objetivo de alinhar o planejamento da área de Recursos Humanos aos ODS, com a participação de 24 colaboradores.

  • Global Reporting Initiative (GRI) – Há nove anos consecutivos, a Empresa segue as diretrizes da GRI para divulgar seu relatório de sustentabilidade de acordo com as técnicas de medição e bases de cálculo propostas pela entidade.

  • Protocolo do Seguro Verde – É signatária desta iniciativa, que define diretrizes para a implementação de ações de responsabilidade socioambiental, reforçando o posicionamento do setor na preservação ambiental.

  • CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) – Desde 2015, preside a Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg, contribuindo para a realização de diversas ações com o objetivo de criar condições adequadas para a sustentabilidade do próprio setor, como a publicação do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, com base na metodologia GRI (Global Reporting Initiative).

  • ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) – Desde 2014, integra a cátedra de Sustentabilidade da ANSP, contribuindo para o aperfeiçoamento institucional do seguro e da previdência privada no Brasil. Além disso, foi eleita para continuar integrando a diretoria da entidade no triênio 2017/2020.

A Empresa também atua em estreito relacionamento com associações e instituições setoriais, buscando sinergia na atuação e convergência das ações perante esses órgãos, fortalecendo sua relação com o poder público para o desenvolvimento conjunto de programas e a formação de iniciativas com impacto positivo em relação ao desenvolvimento sustentável. Em 2017, este posicionamento teve continuidade e foi fortalecido com a participação ativa da Empresa em fóruns, comissões e grupos de trabalho das seguintes organizações: 

  • Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio);

  • ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar);

  • ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência);

  • ABGR (Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos);

  • Abrarec (Associação Brasileira de Relacionamento com o Cliente);

  • Aida (Associação Internacional de Direito de Seguros);

  • Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras);

  • Associação Brasileira das Operadoras de Turismo;

  • Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil;

  • CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização);

  • CVG (Clube de Técnicos de Seguro do Mercado);

  • Febraban (Federação Brasileira de Bancos);

  • Fenacap Nacional (Federação Nacional de Capitalização);

  • Fenaprevi (Federação das Empresas de Previdência e Vida);

  • Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização);

  • Grupos de Estudos da Aida (Associação Internacional de Direito de Seguro – Aida Brasil);

  • IBHE (Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial);

  • OMT (Organização Mundial do Turismo);

  • Pasa (Pan American Surety Association);

  • PSI (Princípios para Sustentabilidade em Seguros);

  • Sindicato dos Securitários;

  • Sintetel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo);

  • Unep FI (United Nations Environmental Programme Financial Institutions).

 

MAPFRE Brasil ainda integra e dirige comissões técnicas específicas do setor de seguros:

  • CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização);

  • Comissão de Sustentabilidade e Inovação (ocupando a presidência desde 2015);

  • Comissão de Ouvidoria;

  • Comissão de Processos e Tecnologia da Informação;

  • Comissão de Relações de Consumo;

  • Comissão de Microsseguros e Seguros Populares;

  • Comissão de Investimentos;

  • Comissão de Administração e Finanças;

  • Comissão Atuarial;

  • Comissão de Recursos Humanos;

  • Comissão de Controles Internos;

  • Comissão de Resseguro;

  • Comissão de Assuntos Jurídicos;

  • Comissão de Assuntos Fiscais Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil;

  • Comitê Estratégico de Sustentabilidade; ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência)

  • Cátedra de Sustentabilidade Febraban (Federação Brasileira de Bancos);

  • Comissão Intrasetorial de Sustentabilidade;

Educação financeira

Além de oferecer produtos e serviços financeiros, a MAPFRE Brasil também investe na promoção da cultura de proteção e de iniciativas de educação financeira com o objetivo de contribuir para a expansão de mercado e melhorar o planejamento financeiro de setores menos favorecidos da sociedade.

Outra iniciativa com esse viés foi desenvolvida pela Ouvidoria em fevereiro de 2017, por meio de um trabalho educacional com os clientes, via mídias sociais, a partir das reclamações improcedentes recebidas pela área. Além de promover a educação, um dos focos desse trabalho foi aumentar a base de conhecimento dos produtos e serviços, esclarecendo aos clientes seus direitos e deveres.

Entre os segurados do segmento agrícola, o desafio tem sido disseminar as especificidades dos produtos agrícolas, auxiliando o produtor na compreensão dos detalhes dos produtos, seus benefícios e a importância para a continuidade do seu negócio. Um programa específico de comunicação foi desenvolvido por meio de vídeos educativos que explicam cada peculiaridade dos produtos securitários voltados para este público.

Em 2017, foi desenvolvido ainda o Guia de Boas Práticas de Prevenção, que aborda temas relevantes em prevenção de riscos e educação securitária para clientes, corretores e parceiros comerciais do seguro residencial. Com conteúdo técnico, apresentado em linguagem simplificada, o material foi lançado em 2018.

Para reforçar a função social do seguro, foram criados os projetos de Educação Financeira com campanhas de comunicação realizadas nas redes sociais, por meio da veiculação de vídeos sobre o tema.

A 4ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira aconteceu em maio de 2017, com iniciativas gratuitas capazes de contribuir para fomentar, no cidadão, o hábito de poupar e melhor gerir seus recursos. A ação contou com alcance de mais de 900 mil pessoas e registro de 270.000 interações via redes sociais.

Além disso, para engajar os usuários, os temas ligados à educação securitária foram abordados de forma lúdica e divertida na campanha “Cultura de Seguros, deixando o tema leve para interações e aprendizado aos impactados nas redes sociais. A ideia foi introduzir o seguro na vida das pessoas, sua reforçando sua função social em situações cotidianas.

Com o objetivo de inserir a marca no contexto de cultura de seguros, foram produzidos cinco vídeos curtos e divertidos, que traduzem esse universo pouco explorado pelas seguradoras do mercado. A ação foi divulgada entre os meses de novembro e dezembro com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas por meio da visualização de vídeos. Como resultados, os vídeos alcançaram mais de 975 mil pessoas e mais de 353 mil visualizações no Facebook em todo território brasileiro.

A promoção do conceito de educação financeira também é materializada pela Fundación MAPFRE, que promove anualmente o Programa de Educação Financeira realizado pelo voluntariado corporativo e que, desde 2015, já capacitou e formou 60 jovens em temas como empreendedorismo, gestão de negócios, desenvolvimento de lideranças e administração financeira. A iniciativa contou com o engajamento de mais de 40 colaboradores que atuaram como voluntários e, como resultado, o programa apresenta 80% de empregabilidade entre os jovens participantes.

PROJETOS SOCIOCULTURAIS

É a partir do relacionamento com a sociedade, materializado pelo apoio a projetos socioculturais, que a MAPFRE Brasil fortalece um de seus papéis mais importantes: contribuir para a criação de um futuro mais perene, sustentável e inclusivo para as pessoas.

Promovidos nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte, estes projetos funcionam como um poderoso instrumento de comunicação e relacionamento. Essa estratégia de patrocínio sociocultural é viabilizada por meio das seguintes leis de incentivo fiscal:

  • Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet);

  • Lei de Incentivo ao Esporte;

  • Fundo para a Infância e Adolescência;

  • Fundo Nacional do Idoso;

  • Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON);

  • Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS);

A gestão dos projetos socioculturais é coordenada a partir de quatro pilares:

1. Impulsionar o acesso à cultura, como um ato de promoção da cidadania.

2. Levar conhecimento à população com um movimento educativo, inclusivo, de valorização das cidades e das populações.

3. Garantir a conexão com temaschave para a indústria de seguro.

4. Agregar valor à empresa e contribuir positivamente para a sua reputação.

Em 2017, o número de projetos que receberam recursos por meio das leis de incentivo aumentou em relação ao ano anterior, passando de 35 para 39 iniciativas desenvolvidas por 31 instituições espalhadas por todo o país em 2017.

Muitas dessas iniciativas serão executadas ao longo de 2018, por isso a expectativa é que elas beneficiem quase 6 milhões de crianças, adolescentes e idosos em todo o Brasil, proporcionando uma contribuição efetiva para a sociedade. Em seis anos, os aportes beneficiaram quase 20 milhões de pessoas.

Outro aspecto relevante a ser destacado é o papel fundamental da Empresa na formação de um público cada vez mais presente e interessado por exposições culturais. Nos últimos seis anos, as 20 exposições patrocinadas levaram mais de 7,5 milhões de pessoas às mostras realizadas nas principais capitais, sempre com a premissa de serem gratuitas ao público.

  Quantidade de Projetos Número de pessoas beneficiadas
2015 2016 2017 2015 2016 2017
Lei de incentivo à Cultura (Rouanet) 13 13 10 3.152.155 4.261.621 1.507.711
Lei de incentivo ao Esporte 7 6 6 30.891 21.582 45.924
Fundo para a Infância e Adolescencia 9 11 8 52.268 102.187 81.653
Fundo Nacional da Idoso 2 5 6 192.160 107.997 4.106.833*
PRONON 7 0** 5 20.559 0 50.432
PRONAS 4 0** 4 3.131 0 16.535
Projetos sem incentivo fiscal 10 0*** 0 93.873 0 0
TOTAL 52 35 39 3.545.037 4.493.387 5.809.088

* Dentre os projetos apoiados, há um portal online que produz conteúdo relevante para idosos, desta forma, estão contemplados todos os beneficiários do portal.

** Os projetos inscritos no PRONON e no PRONAS foram aprovados pelo Ministério da Saúde somente em dezembro de 2016, não restando tempo hábil para que a Empresa destinasse recursos durante o ano.

*** Desde 2016, a estratégia de patrocínio sociocultural passou a destinar recursos apenas por meio das leis de incentivo fiscal. Como resultado, 10 projetos sem incentivo fiscal apoiados em 2015 deixaram de fazer parte da lista de iniciativas patrocinadas pela Empresa.

FUNDACIÓN MAPFRE

Com sede na Espanha e atuação em 29 países da Europa e da América Latina, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, criada para promover e financiar atividades de interesse geral da população.

No Brasil, sua atuação é viabilizada por uma delegação que segue as diretrizes internacionais da Espanha e que, desde 2007, desenvolve um trabalho pautado pela transparência e foco no longo prazo, com acompanhamento e avaliação contínua de resultados.

Em decorrência desse posicionamento e de parcerias mantidas com as principais instituições do país, a Fundación MAPFRE ocupa posição de destaque no cenário brasileiro, ampliando de forma significativa e consistente a amplitude de seus programas e campanhas, que beneficiam um número crescente de pessoas.

Em 2017, mais de 17 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas desenvolvidas e apoiadas pela instituição. No mesmo período, o volume de recursos investidos no Brasil totalizou R$ 7,35 milhões, um crescimento de 7% em relação a 2016, revelando a importância do país para as atividades fundacionais.

Além do incremento nos investimentos, outro destaque foi a maior adesão dos colaboradores ao programa de voluntariado. Ao todo, 21,10% dos colaboradores da MAPFRE Brasil atuaram como voluntários em 2017.

Coordenado no Brasil pela instituição, o Programa Voluntários incentiva a participação dos colaboradores em atividades solidárias, contribuindo para a humanização das relações pessoais. Durante o ano, foram realizadas 139 ações de voluntariado, que resultaram na arrecadação de 42.197 doações diversas, com 22.375 beneficiários diretos entre crianças, jovens e idosos. Ao todo, 1.395 voluntários participaram das ações promovidas.

Projeto Descrição Números de beneficiários
Educação Viária é Vital + Na Pista Certa

Educação Viária é Vital: desenvolvido em parceria com Secretarias Estaduais da Educação e Departamentos Estaduais de Trânsito, o programa dissemina o conceito de segurança viária nas salas de aula, com o distribuição de kits educacionais e a capacitação de professores.

Na Pista Certa: é direcionado a crianças de 5 a 9 anos, que aprendem brincando a importância da sinalização viária, regras de convivência e valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança, entre outros.

53.804
Campanha Objetivo Zero Com a realização de companhas informativas, busca contribuir para a redução do número de acidentes e vítimas fatais em decorrência do trânsito. 16.841.566*
Segurança Viária na Empresa Para sensibilizar empresários e trabalhadores sobre a problemática dos acidentes em seus deslocamentos diários, o programa, que pe viabilizado por meio de uma plataforma online, oferece cursos gratuitos relacionados à segurança no trânsito. 70 empresas cadastradas
Campanha Prevenção de Incêndios Realizada em parceria com a FUNDABOM (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) e o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a iniciativa envolve a distribuição da revista Preservando Vidas e a realização de capacitações para educadores e crianças sobre o tema. 28.125
Viver com Saúde Com a realização de oficinas lúdicas e a capacitação de professores, o programa estimula a reflexão sobre hábitos saudáveis e prática regular de atividades físicas entre estudantes de 6 a 9 anos de idade. 68.125
Mulheres pelo Coração Criada para conscientizar as mulheres sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, a campanha é realizada com o apoio do Hospital do Coração (HCor) e envolve a realização de uma série de atividades para alertar o público feminino sobre esse problema global e frequentemente associado aos homens. 62.247
Cooperação Internacional Por meio desse programa, a Fundación MAPFRE investe em projetos de educação integral nas áreas de educação, saúde, nutrição e acesso ao mercado de trabalho. 48.107
Voluntários Realizado em mais de 20 países onde a MAPFRE está presente, contribui para a humanização das relações pessoais, propiciando aos colaboradores a possibilidade de viver a experiência única de ser voluntário. 22.375
Concurso de Contos Iniciativa promovida com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para estimular a leitura e a criatividade entre estudantes de escolas privadas, públicas ou de organizações sociais localizadas em 18 países da América Latina. 3.939
Campanha de Prevenção de Afogamentos Lançada em 2017, a iniciativa terá continuidade ao longo de 2018. 3.000
Dicionário MAPFRE de Seguros Em 2017, foi lançado no Brasil essa ferramenta online e colaborativa, criada para disseminar os diferentes termos (técnicos ou não) utilizados no mundo dos seguros. 90
TOTAL 17.106.073
* beneficiários diretos e indiretos
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